segunda-feira, 3 de abril de 2017

Conheça a banda Tame Impala


Tame Impala é uma banda de rock psicodélico australiana formada em 2007. Seus integrantes são Kevin Parker (guitarra principal e vocais), Cam Avery (baixo e vocais de apoio), Dominic Simper (guitarra e sintetizador), Jay Watson (sintetizador, vocais de apoio e guitarra),e Julien Barbagallo (bateria, vocais de apoio). Seu nome faz referência ao animal impala. Seu som é caracterizado por um revival de bandas de rock dos anos 60 e 70.

Inicio

Kevin Parker (vocais/guitarra) e Dominic Simper (baixo) formaram a banda com 13 anos de idade em Perth em 1999, presos a gravações de quarto até 2007, quando Jay Watson se juntou a eles na bateria e vocais de fundo. O som do grupo era puro final dos anos 60, mas não era o som de nenhuma banda específica da época. Era algo mais parecido com a banda Nazz e Jimi Hendrix (Jimi Hendrix Experience). Com auxílio nas artes e nas produções, eles fizeram suas músicas uma por uma.



Assim como várias bandas barulhentas do final dos anos 2000, a história de Tame Impala envolve o Myplace. A rede social levou eles de uma banda de garagem formada por adolescentes para o alvo de várias gravadoras. Começou quando a Modular Records enviou a eles uma mensagem depois de terem ouvido várias músicas no Myplace deles. Tame Impala enviou uma demo com 20 músicas, e posteriormente assinaram contrato com a gravadora em 2008.






Lançamento


Em setembro de 2008 lançaram seu primeiro EP intitulado como Tame Impala. Kevin Parker além de ter desenhado a capa do EP, gerenciou as gravações, tocando todos os instrumentos sozinho. Apesar de Parker ter gravado todos os instrumentos no estúdio, ao vivo Tame Impala se apresentou como uma banda de verdade. Em seus primeiros shows, a banda não estava totalmente preparada para se apresentar. Durante uma apresentação em Melbourne o gerente da banda indie electropop, MGMT, ficou surpreso ao vê-los tocando descalço e ofereceu a eles suporte para tocarem em uma tour na Austrália.



Em 2010, Tame Impala lançou seu álbum de estréia (InnerSpeaker) com a ajuda de Dave Fridmann nas mixagens. Kevin Parker produziu quase todas as músicas, dessa vez deixando Watson e Simper contribuírem com algumas coisas. O álbum foi muito bem criticado o que fez com que a banda ganhasse fans de todo o mundo, sendo nomeado a vários prêmios na Austrália incluindo o prêmio de Álbum Do Ano (ARIA).



Lançado em 2012, Lonerism teve um pouco menos da guitarra pesada presente no álbum anterior, e conseguiu ainda mais sucesso. Com Lonerism, Tame Impala ganhou novamente o prêmio de álbum do ano, e também foi nomeado como Melhor Álbum Alternativo na premiação dos Grammys.


Paralelo entre projetos com alguns amigos, Parker deu início ao próximo álbum da banda, Currents, lançado em 2015. Currents mostra a evolução sonora de Tame Impala, no álbum é perceptível uma expansão para uptempo, dance music, e um pouco de R&B. Currents rendeu a Kevin Parker o Grammy de Melhor Álbum Alternativo, e vários outros prêmios pela ARIA Music Awards dentre eles o de Engenheiro do Ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário